VENHAM COMIGO!

VENHAM COMIGO!
A inclusão antes de tudo acontece dentro de nós e passa pela aceitação de nós mesmos!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

...É tempo de "Festa Junina!"


Parte importante do folclore nacional, os festejos do mês de junho são um ótimo tema para resgatar as tradições culturais do Brasil e desenvolver diferentes habilidades nos alunos. Para celebrar as datas, conte a história, faça comidas típicas e confeccione as tradicionais bandeirinhas.Pipoca, quadrilha, canjica, chapéu de palha e muitas brincadeiras. O mês de junho sempre nos remete a uma das mais tradicionais comemorações folclóricas brasileiras. Celebrada desde o século XVI, a festa junina foi trazida pêlos portugueses. Ao longo da história, ganhou peculiaridades típicas de cada região do País, o que enriqueceu ainda mais esta data. No Nordeste, por exemplo, a população se reúne e faz uma grande festa, com direito a fogueira e a um divertido festival de quadrilhas. Já no Sudeste, é mais comum que sejam realizados festejos menores, restritos, na maioria das vezes, ao ambiente escolar, ruas particulares e clubes.


Atividade:

bandeirinhas de festa


Objetivos:- Desenvolver a coordenação motora e a atenção;- Respeitar os espaços ( lateralidade );- Reconhecer as cores e os números;- Ter noções de seqüência lógica.


Idade: a partir de 4 anos


Número de participantes: todos os alunos


Tempo de preparação: 10 minutos


Tempo de execução: 40 minutos


Materiais:- cartolina azul; - Kit de Pintura a Dedo com 6 unidades;- tesoura com ponta arredondada; - cola branca;- canetinha preta;- barbante;- folha sulfite;- Kit de Pincéis;- lápis preto;- risco da bandeirinha.


Materiais alternativos: lápis de cor ou giz de cera.


PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR:


1)- Transfira o risco da bandeirinha para a folha sulfite e recorte. Repita este procedimento até atingir o número ideal, de modo que cada aluno tenha 5 bandeiras.


2)- Divida cada bandeirinha em duas partes com um risco pontilhado. Varie o traço para que uma delas fique com risco horizontal, outra vertical, outra diagonal, e assim por diante.


3)- Com a canetinha, enumere cada parte da bandeirinha com números seguidos. Assim, uma terá escrito "1" e "2", outra, "3" e "4" e assim sucessivamente, até alcançar "9" e "10".


4)- Confeccione, com cartolina, canetinha e tinta guache, uma tabela de cores para os alunos pintarem as partes das bandeirinhas. Siga a ordem: número 1: amarelo, número 2: azul-claro, número 3: azul-escuro, número 4: verde-claro, número 5: verde-escuro, número 6: vermelho, número 7: rosa, número 8: roxo, número 9: laranja e número 10: marrom.


5)- Entregue 5 bandeirinhas para cada aluno e peça que eles pintem-nas de acordo com a tabela de cores.


COLOCANDO EM PRÁTICA:- Depois que os alunos pintarem as bandeirinhas, forme um varal. Para isso, coloque um fio de barbante no chão da sala de aula. Em seguida, peça a uma criança que inicie sua atividade, dobrando as bordas das suas 5 bandeirinhas e colando-as no barbante, de forma aleatória.- Por ordem de chamada, peça que o segundo aluno cole suas bandeirinhas na mesma seqüência de cores do primeiro, e assim por diante. Se alguém não acertar a ordem, solicite que a sala diga qual a bandeirinha correta a ser colocada.- Depois que todas as crianças colarem suas bandeirinhas, elas devem conferir o resultado e pendurar o varal na sala de aula.



Como aprofundar a atividade: peça que os alunos relacionem as cores que começam com a mesma letra, como, por exemplo, rosa e roxo e, assim, reconheçam as letras e os sons. Ensine as palavras relacionadas à data junina na língua inglesa! Exemplo: bandeira (flag), cores (colors), números (numbers), País/campo (country). Explique sobre as comidas típicas das Festas Juninas, como, por exemplo, pé-de-moleque, paçoca, batata-doce, milho cozido, pinhão e canjica. Você pode, ainda, preparar uma comida típica para os alunos.