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quarta-feira, 27 de junho de 2007

Repensando a Educação


“A escola é direito para todos”. Esta frase chama atenção para a responsabilidade do educador junto a uma das primordiais propostas dos PCN’S, que é a de formar cidadãos conscientes a partir da democratização educacional.Sabe-se que, o exercício profissional do professor, compreende critérios a serem seguidos, estes que fazem parte da tão esperada “democracia”. São pequenas atitudes que, se bem elaboradas, fazem toda diferença.Partindo desse pressuposto, o planejamento, a elaboração dos objetivos e a questão dos conteúdos merecem destaque.Entende-se que um professor que planeja, é aquele que prevê, organiza, evita improvisos, além de garantir o processo de aprendizagem. Assim como um objetivo bem elaborado, permite a este educador uma mínima margem de erro, como também estar em dia com a proposta pedagógica escolar.Vale também, uma reflexão a partir dos conteúdos e sua articulação em seus vários aspectos. Desse modo, um conteúdo conceitual pode quebrar as barreiras do óbvio se o professor souber passá-lo de forma significativa.O procedimental deve instigar os alunos a pesquisarem, assim como responderem à problematizações de forma crítica e coerente, e os atitudinais, devem focar na formação do cidadão e nas inúmeras maneiras de se promover o relacionamento interpessoal, tão importante no dia-a-dia. Contudo, fica cada vez mais claro a necessidade de se rever às práticas pedagógicas e repensar a educação, inserindo-os no contexto atual dinâmico e problematizador em que se vive. A qualidade dessa postura é responsabilidade de toda a comunidade escolar, visto que está em jogo, uma realidade cruel que precisa ser repensada e reelaborada, para que, efetivamente, a escola se torne “direito para todos”.


OBS: Dissertação para a prova final do 3º período NS. Disciplina: Práticas Educacionais

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